Intranet

Vacinas

Disponibilidade de Vacina

DTPA

A DTPA imuniza as gestantes para difteria, tétano e coqueluche e a DT imuniza para difteria e tétano. A DTPA pode ser utilizada por gestantes que já realizaram a imunização prévia para o tétano e difteria, utilizando a dose única da DTPA após a 20ª semana de gestação.

FEBRE AMARELA

A vacina febre amarela (atenuada) é utilizada na prevenção da febre amarela, doença causada por um arbovírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. É recomendada para vacinação em áreas endêmicas ou epizoóticas ou para os viajantes que a elas se destinam.

HEPATITE A

Confere imunidade porque induz a produção de anticorpos específicos contra o vírus da hepatite A. Havrix: obtém-se anticorpos específicos contra o vírus da hepatite A em 70 a 90% dos vacinados com 1 dose e em mais de 99% dos vacinados com 2 doses.

HEPATITE B

A vacina da hepatite B é indicada para proteger contra a infecção por todos os subtipos conhecidos do vírus da hepatite B, em adultos e crianças. Esta vacina induz a formação de anticorpos contra o vírus da hepatite B e faz parte do calendário básico de vacinação da criança.

HERPES ZOSTER

Recomendam que todos os adultos com idade ≥ 60 anos recebam uma dose única de vacina contra o zoster, obedecendo o prazo de 1 ano entre o episódio agudo e a vacinação. Trata-se de vacina composta por vírus vivos atenuados da varicela zoster (VVZ) da cepa Oka/Merck, sacarose, gelatina, ureia, cloreto de sódio, levoglutamato de sódio monoidratado, fosfato de sódio dibásico, fosfato de potássio monobásico, cloreto de potássio, traços de neomicina e de soro de bezerro e água para injeção. Não contém conservantes.

HEXAVALENTE

Uma das mais completas vacinas para crianças é a Hexavalente Acelular. Isso por que, em uma só dose, ela protege contra seis perigosas doenças: Difteria; Tétano; Coqueluche Acelular; Haemophilus tipo B (bactéria causadora de meningite e outras infecções graves como, pneumonia, artrite séptica e epiglotite); Hepatite B e Poliomielite.

HPV QUADRIVALENTE

As vacinas são preventivas, tendo como objetivo evitar a infecção pelos tipos de HPV nelas contidos. A vacina quadrivalente está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina e câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.

INFLUENZA QUADRIVALENTE

A vacina quadrivalente (tetravalente) contém uma cepa da Influenza A H1N1, uma cepa da Influenza A H3N2 e duas cepas da Influenza B (Brisbane e Phuket) A composição da vacina é ajustada anualmente.

INFLUENZA TRIVALENTE

A vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) é indicada para imunização ativa contra a influenza causada pelos tipos A e B de vírus influenza contidos nesta vacina para indivíduos a partir de 6 meses de idade. Esta vacina é composta por diferentes cepas de Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados, cuja composição e concentração de antígenos hemaglutinina (HA) são atualizadas a cada ano, em função de dados epidemiológicos, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

MENINGOCÓCICA ACWY

A vacina meningocócica ACWY, também conhecida como vacina tetravalente, protege contra os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. A vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade, iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose aos 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos.

MENINGOCÓCICA B

Trata-se de vacina inativada, portanto, não causa infecção. É composta por quatro componentes (três proteínas subcapsulares e vesículas da membrana externa do meningococo B), além de hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção. Indicação: • Para crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm). • Para adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico. • Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença. • Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.

PNEUMOCÓCICA 13

Vacina Pneumocócica 13-Valente (Conjugada) é indicado para a prevenção de doença invasiva, pneumonia e otite média causadas pelo Streptococcus pneumoniae dos sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F em lactentes, crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses de idade.

PNEUMOCOCICA 23

A vacina Pneumocócica 23-valente protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Pode ser administrada em crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.

ROTA VIRUS

Esta é uma vacina constituída por vírus vivos atenuados, que protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus. Sua aplicação é via oral, em duas doses. A vacina é indicada para prevenção de gastroenterites graves por esse tipo de vírus.

TRIPLICE VIRAL

A vacina tríplice viral é indicada para proteger contra os vírus do sarampo, caxumba e rubéola, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade, prevenindo o desenvolvimento destas doenças e suas possíveis complicações para a saúde.

VARICELA

A vacina contra a catapora, também conhecida por varicela, tem como função proteger a pessoa contra o vírus da varicela, prevenindo o desenvolvimento ou evitando o agravamento da doença. Esta vacina contém o vírus da varicela-zoster atenuado, ou seja, contém o vírus vivo enfraquecido, mas que não é capaz de causar a doença, apenas estimula o organismo a produzir anticorpos contra o vírus, deixando a pessoa imune à doença.